AUTOR
fabianasondarello

Investigação de solo, ou mais conhecida como Sondagem de Solo, é o primeiro passo para qualquer tipo de construção a ser realizada. Ela é nada mais, nada menos, que um “Raio-X” do seu terreno, onde vai mostrar 3 itens Qual tipo de Solo existente, Resistência a Cada Metro perfurado e Se há presença de Nível de Água ou não. Esses 3 fatores são o que vão comandar o cálculo de fundação da sua construção.
Para pedir um orçamento de sondagem precisa falar basicamente 2 itens: Qual o local do Terreno e Quantos pontos de sondagem realizar.
Sobre a quantidade de ponto de sondagem, nós temos a Norma NBR-8036, onde diz:
- Em terrenos até 200 m² de construção, executar 2 furos de sondagem
- Em terrenos de 200 m² até 400 m² de construção, executar 4 furos de sondagem
- Em terrenos até 1.200 m² 1 furo para cada 200 m²;
- Em terrenos de 1.200 a 2.400 m² 1 sondagem à percussão para cada 400 m² que excederem de 1200m²;
- E em terrenos acima de 2.400 m², de acordo com a construção ou indicação do projetista
Não é indicado executar apenas 1 furos de sondagem, pois ele não “representa” o seu solo. Recomenda-se a execução de pelo menos dois furos, pois sua fundação será executada com a interpolação dos resultados apresentados desses furos. Já, em terrenos maiores, o número de pontos varia conforme o tamanho da área.
Não adianta ter um estrutura super reforçada, se sua fundação não puder aguentá-la. Não deixe de executar a Sondagem, pois ela pode ajudar economizar até 25% de uma fundação projetada sem utilização dela. Executar um reforço de uma construção existente, irá ter um custo de 3 a 4 vezes maior, que o preço de um sondagem no estágio inicial da sua construção.
Social Links