Tipos de Sondagens Realizadas

Sondagem a Trado

Sondagem a Trado

A Sondagem a Trado é um método de investigação geotécnica em que é utilizado um trado tipo cavadeira com diâmetro de 10cm, para fazer um furo no solo até a profundidade desejada.

O método executivo está normatizado pela ABNT através da NBR9603/2016-Sondagem a Trado-Procedimento.

Pode ser utilizado em qualquer tipo de solo e visa a identificação, classificação dos solos (apenas qual o solo presente: silte, areia ou argila), sem a identificação de resistência; e identificação e presença do nível profundidades solo existente e para a coleta de amostras

Sondagem a percussão (SPT)

A sondagem a percussão é um ensaio realizado em campo que consiste em um furo com 10cm de diâmetro que é feito no solo através de um trado concha até a profundidade de 1,0m.

Atingida esta profundidade, um amostrador padrão com 50,8mm de diâmetro é cravado no solo com o auxílio de um martelo de 65kg caindo em queda livre de 75cm. O amostrador é introduzido no solo por 45cm. Ao mesmo tempo são contados o número de vezes que o martelo é deixado cair em queda livre para penetrar estes 45cm.

Atingida a profundidade de 1,45m, o trado concha é introduzido novamente no furo até a profundidade de 2,0m, onde se introduz o amostrador padrão novamente e repete-se este procedimento até a cota desejada.

O resultado é um número que expressa um valor que dá ideia da “resistência do solo”. Além do valor de resistência são obtidos as camadas do solo (argila, silte, areia), profundidade do nível d’água, presença e profundidade da camada de solo mole, presença e profundidade da camada de aterro e presença de pedregulhos e rochas.

Deve ser o primeiro ensaio a ser realizado antes do início de qualquer tipo de obra e projeto.

Sondagem a percussão (SPT)

Sondagem Rotativa: Tecnologia e Precisão na Investigação do Solo

Sondagem Rotativa

A sondagem rotativa é um método eficiente e preciso utilizado na investigação do solo para obtenção de informações geotécnicas essenciais para projetos de engenharia, construção civil, mineração e estudos ambientais.

Com equipamentos avançados, essa técnica permite perfurar diferentes tipos de solo, incluindo rochas, de forma rápida e segura.

Principais benefícios:

  • Capacidade de perfuração em diversos tipos de solo e rochas.
  • Coleta de amostras representativas do subsolo.
  • Dados essenciais para análise de estabilidade, resistência e compressibilidade do solo.
  • Processo ágil e com alta eficiência operacional.

Orçamentos

Deixe seu contato que entraremos em contato com você!