Tipos de Ensaios Realizados
Umidade natural é a quantidade de água que um solo possui. É determinada tomando–se uma massa de solo de valor conhecido, deixando-se secar em estufa por 24 horas, ou até constância de peso, e após é determinada sua massa. A umidade natural é a relação da massa de água e a massa de solo.
A massa especifica pode ser determinada para o solo, massa especifica natural, g, ou para os grãos, massa especifica dos grãos ou dos sólidos, gg.
A massa especifica natural é a relação de uma massa de solo pelo seu volume total. Pode ser determinado de duas formas: pelo método do cilindro, no qual um cilindro de volume conhecido é cravado no solo ou pelo método da parafina, no qual, um corpo de prova arredondado é moldado a partir de uma amostra indeformada e seu volume é determinado pelo volume da amostra imerso em água e envolta com parafina.
A massa especifica dos grãos é uma característica das partículas solidas, e é a relação da massa destas partículas pelo volume total do solo. Neste ensaio uma massa conhecida de solo seco é colocada dentro de um picnômetro e seu volume é determinado pelo peso do picnômetro com água + solo seco -picnômetro com solo e água, gerando a massa de água de agua deslocada.
O Ensaio de Granulometria é um ensaio no qual se verifica as dimensões dos grãos de solo. Ou seja, a porcentagem de ocorrência de argila, silte, areia e pedregulhos.
Em solos granulares, como areias puras e pedregulhos, o ensaio é realizado peneirando–se o solo com peneiras de diversas aberturas de malha. Em solo finos, como silte e argila, deve-se primeiro realizar o ensaio de sedimentação dos grãos no qual um agente químico separa as partículas de silte, argila e areia fina e posteriormente realiza-se o peneiramento dos solos.
Os limites de Atterberg ou limites de consistência (limite de liquidez, LL e limite de plasticidade, LP) são métodos de avaliação da natureza de solos criado por Albert Atterberg.
O Limite de liquidez (LL) é o teor de água acima do qual o solo adquire o comportamento de um líquido. È realizado com o auxilio do aparelho de Casagrande, no qual o LL é definido pelo teor de umidade do solo com o qual uma ranhura nele feita requer 25 golpes para se fechar numa concha
O Limite de plasticidade (LP) é o teor de umidade abaixo do qual o solo passa do estado plástico para o estado semi-sólido, ou seja ele perde a capacidade de ser moldado e passa a ficar quebradiço.
O ensaio de determinação do Limite de Plasticidade consiste, em se determinar a umidade do solo quando uma amostra começa a fraturar ao ser moldada com a mão sobre uma placa de vidro, na forma de um cilindro com cerca de 10 cm de comprimento e 3 mm de diâmetro.
A compactação dos solos é realizada com o objetivo de aumentar a sua resistência, pois aumenta o atrito entre os grãos e tornar o aterro mais homogêneo.
O ensaio consiste em uma amostra de solo seca ao ar e destorroada, na qual se adiciona água, homogeniza-se, coloca-a em um cilindro padrão de 1000 cm³ e aplica-se golpes nesta massa de solo com um soquete de massa de 2,5kg, caindo em queda livre de uma altura de 30,5cm, de forma que ao final esta massa compactada ocupe 1/3 da altura do cilindro.
Esta compactação é realizada em mais duas camadas. Ao final o peso do cilindro com solo é determinada, e é retirada capsulas para a determinação da umidade. Este procedimento deve ser repetido mais 4 vezes, sempre aumentando a quantidade de água acrescentada ao solo.
Para cada valor de água acrescentado no solo, plota-se em um gráfico de umidade x massa especifica aparente seca, os cinco pontos. Traça-se a curva, que será uma parábola e no ponto mais alto da parábola tem-se a massa especifica seca e uma umidade ótima.
O ensaio CBR (California Bearing Ratio) traduzido para o português como ISC (Índice de suporte Califórnia),é um ensaio que tem a função de avaliar a resistência do subleito de estradas e pavimento. É um ensaio no qual um pistão padrão, com um diâmetro de 50 mm (1.969 pol.), é usado para penetrar no solo a uma taxa padrão de 1,25 mm / minuto. A resistência do solo é medida para uma penetração de 2,5 mm e 5,0mm. O valor do CBR é a relação do maior valor entre os dois valores e o valor da resistência de uma rocha britada.
O ensaio pode ser realizado em campo ou no laboratório, com amostras deformadas ou indeformadas. Para o caso de amostras deformadas, é realizado um ensaio de compactação e posterior ruptura de cada ponto.
Dependendo do tipo de obra, carga e equipamento utilizado para a realização da compactação, o solo pode adquirir mais resistência. Para isso altera-se a energia aplicada para a realização da compactação.
Nos ensaios moldados em laboratório a energia aplicada na compactação pode se normal, intermediária, ou modificada, mudando em cada uma o numero de camadas de solo e o numero de golpes.
Orçamentos
Deixe seu contato que entraremos em contato com você!