Tipos de Projetos Realizados
O Projeto de Fundação é o principal Projeto a ser realizado numa construção. É nesse documento que é apresentado o melhor tipo de fundação a ser utilizada, assim como o detalhamento de seus elementos.
A escolha correta do tipo de fundação pode evitar patologias e recalques do solo que não estavam previstos. Um Projeto de Fundação faz com que se tenha uma edificação mais segura e mais econômica.
O projeto de fundação deve ser realizado para todo tipo de construção, seja ela comercial, industrial, residencial, pequena, média ou grande.
Para a elaboração de um projeto de fundação é preciso se atentar a alguns fatores, dentre eles:
- Investigações do solo – sem uma investigação, mínimo SPT, não é possível realizar um projeto de fundação.
- Estudar a topografia da área
- Analisar as construções vizinhas
- Comparar os tipos de fundações
- Avaliar o projeto estrutural e arquitetônico
A Estabilização de Taludes é uma técnica recomendada para prevenir ou remediar problemas de deslizamentos. As técnicas de estabilização de talude visam a melhoria do solo, por meio de movimentação de terra, drenagem e proteção superficial
Contenção de encostas são as obras realizadas com a função de proteger e evitar deslizamentos.
Um Projeto de Estabilização e Contenção de Talude somente pode ser realizado se tiver os seguintes itens:
- Levantamento topográfico da área;
- Investigação geotécnica do terreno, mínimo ensaio SPT;
- Ensaios de Cisalhamento ou Triaxial do solo, pois dá os parâmetros de Coesão e Ângulo de Atrito do solo, onde estudamos a Estabilização através disso.
O Projeto de Terraplenagem tem como objetivo preparar o terreno para receber a implantação do empreendimento, por meio da movimentação de terra, cortes e/ou aterros. Indica as inclinações dos taludes e as bermas.
Um projeto de terraplenagem somente pode ser realizado se tiver os seguintes itens:
- Levantamento topográfico da área;
- Investigação geotécnica do terreno, mínimo ensaio SPT;
- Projeto arquitetônico de implantação do empreendimento;
- Indicação de controle tecnológico: para ratificar o que foi executado ou indicar pequenos problemas ou inconsistências entre o executado e o projetado.
Para evitar inundações, garantir o funcionamento de muros de arrimo e estruturas de contenção, manter a superfície das rodovias ou ruas seguras para o trânsito de veículos, evitar deslizamentos, a drenagem superficial é necessária para captar e direcionar a água das chuvas para um local adequado.
Drenagem superficial: A drenagem superficial intercepta, e conduzir toda água precipitada que escoa na superfície e não infiltra no solo e nem evapora.
Os elementos da drenagem superficial são: Canaletas/ valetas, Sarjetas; Escadaria hidráulicas; Caixas de passagem; Bueiros; Dissipadores de energia; Caixas coletoras;
Drenagem profunda: A drenagem profunda intercepta a água que já está presente no solo. Ela intercepta ou rebaixa o lençol freático.
Os elementos da drenagem profunda são: Drenos profundos longitudinais (DHP), Colchão drenante; Drenos verticais;
Os Pisos Industriais, apesar de serem executados em concreto convencional e armados, basicamente, com telas soldadas que estão assentadas sobre o solo, recebem e suportam toda a carga que passa pelo piso.
Para que o piso não apresente recalques, trincas e problemas futuros, é necessário conhecer a resistência do solo através do ensaio CBR.
Assim sendo, no dimensionamento dos pavimentos industriais, necessitamos, da mesma forma que nas rodovias, ter o conhecimento da camada superficial do solo, obtido através de seus índices físicos (CBR) e do coeficiente de recalque (k) ou módulo resiliente (Mr), bem como do conhecimento das camadas mais profundas, obtidas na sua forma mais elementar, que são as sondagens (SPT).
Orçamentos
Deixe seu contato que entraremos em contato com você!