AUTOR
fabianasondarello
Esta é uma pergunta que muitas pessoas me fazem quando querem construir sua residência. A resposta? SIM, precisa de sondagem para fazer uma residência. E sabe porquê?
Primeiro por que existe uma norma para isso: A ABNT NBR 8036/1983- Programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios, que esclarece o número mínimo de sondagens para a construção de uma edificação é:
- Até 200m² de projeção em planta – 2 furos
- Entre 200m² e 400m² de projeção em planta – 3 furos não alinhados
- De 400m² até 1200m² 1 furo a cada 200m²
- De 1200m² a 2400m² – 1 furo a cada 400m²
Segundo, como saber que tipo de fundação usar se eu não sei o solo em que vou apoiar a minha construção? Tem água no meu terreno? Meu terreno apresenta resistência para eu apoiar a minha construção?
Alguns dizem: “meu vizinho fez estaca com 10m de profundidade e a casa dele está de pé!”. Seu vizinho fez sondagem? Foi com uma empresa idônea? Será que seu vizinho escolheu o melhor tipo de fundação? Será que ele executou corretamente? Será que o seu terreno é igual do seu vizinho?
O custo de uma sondagem é de 0,2 a 0,5% do valor total da obra. A sondagem não é um gasto que vai onerar sua construção e é o modo de evitar problemas futuros com sua fundação. Portanto antes de construir, consulte um Engenheiro Civil Geotécnico e execute sondagem no seu terreno com uma Empresa Idônea.
Social Links