AUTOR

Imagem do Autor

Anderson de Almeida

Imagem do post

Estacas Mega são estacas cravadas ou prensadas com uma reação no solo, constituídas por segmentos de concreto armado ou metálicos, de seção vazada ou maciça, quadrada ou circular, com ou sem encaixe e com alguns segmentos compostos por perfis metálicos. A principal característica deste tipo de estaca é a sua cravação estática através de macaco hidráulico, com capacidade de 300 a 500 kN reagindo contra cargueira ou estrutura existente, se esta resistir aos esforços que serão aplicados.

As estacas são constituídas por segmentos da ordem de 0,5 a 1,0 m, conforme as condições locais e a empresa que executa o serviço; porém o segmento mais usado na prática é o de 0,5 m. Da mesma forma, a geometria da seção da estaca pode variar (sendo constante em todo o seu comprimento), mas a mais comum é a seção circular de diâmetro entre 0,20 e 0,25 m.

Imagem do post

Fonte: http://estacas-mega-mg.comunidades.net/estacas-de-reacao-minas-gerais

As estacas Mega de Concreto têm suacarga de cravação limitada a 450kN para estacas com comprimento inferior a 10 m. Quando este comprimento é maior ou encontra solos colapsiveis, a carga de cravação deve ser diminuída devido aos efeitos de segunda ordem (flambagem).

As Estacas Mega Metálica têm seu corpo constituído de tubos metálicos com espessura de parede compatível com sua carga estrutural; segmentos de 60 à 75 cm cada, soldadas, interligados com roscas e luvas ou cones feitos em tornos mecânicos de alta precisão. Após a cravação, antes do cunhamento, estas estacas são preenchidas com concreto, aumentando substancialmente o coeficiente de segurança estrutural desse reforço de fundação e evitando a oxidação interna da mesma.

Imagem do post

Fonte: https://www.jjlimaempreiteira.com.br/empresa-de-estaca-mega

Imagem do post

Fonte: Donadon, E. F; Comportamento de estacas “Mega” de concreto, implantadas em solo colapsível, 2009, Campinas

As estacas Mega, podem ser utilizadas nos seguintes casos:

  • Reforço de fundações devido à ruptura das fundações, por colapso dos solos ou mesmo pela inexistência de fundação.
  • Reforço para atender mudança de carregamento, como aumento de carga devido à construção de mais pavimentos na edificação.
  • Reforço para aumento de segurança: obra especificamente preventiva ou de ajuste a novos usos.

No Brasil, o primeiro registro que se tem da utilização de estacas Mega foi em novembro de 1935, onde utilizou-se tubos de aço recuperáveis. Em abril de 1939, iniciou-se outra execução deste tipo de estaca, como fundação normal, usando como reação a estrutura do prédio, ainda em construção, das indústrias Matarazzo em São Paulo.

Dentre as vantagens da utilização da estaca Mega tem-se:

  • Utilização para recuperação de patologias sem o uso de demolições.
  • Possibilidade de substituição das fundações existentes enquanto a edificação continua em uso.
  • Acréscimo da capacidade de suporte das fundações existentes.
  • Modificação parcial de fundações existentes por causa de alguma falha localizada (tipo recalque diferencial).
  • Execução em locais pequenos e difíceis pra entrar com gente e equipamento.
  • Sem vibração na cravação, o que diminui risco de desestabilizar fundações antigas e frágeis.
  • A cada estaca MEGA cravada, já aumenta a segurança da obra na hora.
  • Obra limpa durante a execução, sem uso de água nem geração de lama.

Dentre as desvantagens da utilização da estaca Mega tem-se o alto custo e longo tempo de cravação.

Com relação à execução, a energia de cravação, obtida da estrutura, é transferida para o solo na lateral da estaca (atrito lateral) e para a camada de solo imediatamente abaixo da ponta inferior da estaca (resistência de ponta), sendo a soma das duas forças a carga total.

São usadas as vigas, paredes e lajes da estrutura do imóvel, ou excepcionalmente contra reação implementada, nos locais de cravação, como ponto de apoio e reação para o avanço da cravação das estacas.

Sua produtividade está mais relacionada com instalações e acessos, do que com a cravação propriamente dita. Em condições favoráveis de trabalho, uma equipe pode cravar de duas a três estacas por dia. Todas as estacas mega (concreto ou metálicas) após finalizadas, transferem a carga da estaca para a estrutura pelo que é denominado “carga de cunhamento”.

Imagem do post

Fonte: https://sites.google.com/site/geotecniaefundacaolan/139-estacas-mega

Esse tipo de estaca vem ganhando espaço cada vez maior no mercado, tendo a favor o fato de que sua instalação não causa choques, vibrações, ruído, poluição do ar, além não de não requerer o uso de grandes espaços. Os segmentos são de tamanhos reduzidos, sendo este tipo de reforço executado em locais pequenos e de difícil acesso.

Com relação ao seu dimensionamento, não há um método especifico para a determinação da capacidade de carga. Porém tem-se utilizado a formulação de Décourt-Quaresma (1978) e atualizada em 1996, que leva em consideração o NSPT e introduz os fatores a e b,à resistência lateral e de ponta, utilizando-se para a estaca Mega os coeficientes de estaca pré moldada

Imagem do post

A “aferição” de um método de estimativa da capacidade de carga para as Estacas Mega se faz importante por possibilitar um refinamento nas estimativas de custo de uma obra, sendo possível estimar o comprimento de cada estaca, além de verificar a carga potencial necessária para cada ponto de utilização.

Recomendamos que sempre, ao necessitar executar uma estaca ou um projeto de fundações, consulte um Engenheiro Civil especializado em Geotecnia e execute em primeiro lugar uma sondagem para conhecimento das camadas e resistência do solo.

14/10/2019
2:18 pm

Posts Sondarello

Preciso de Sondagem quando quero construir uma casa?

Esta é uma pergunta que muitas pessoas me fazem quando querem construir sua residência.A resposta? SIM, precisa de sondagem para fazer uma residência.E sabe porquê?...

LEIA MAIS

Data de Postagem: 10/05/2021

Sondagem realizada no Jardim Paulista/SP.

Sondagem executada no Jardim Paulista/SP, para reforma residencial.A Sondarello conta com fiscal de obras para melhor lhe atender e fazemos a emissão de nota fiscal...

LEIA MAIS

Data de Postagem: 19/03/2019

Sondagem à Percussão em Interlagos, São Paulo/SP.

Sondagem à Percussão em Interlagos, São Paulo/SP....

LEIA MAIS

Data de Postagem: 02/10/2018

Social Links