AUTOR
fabianasondarello
Vocês sabiam que em quase 70% dos projetos de fundação que recebemos para orçar a execução de Estaca Strauss, não colocam a profundidade da estaca?! Não é brincadeira, simplesmente algo essencial na fundação em Estaca é a PROFUNDIDADE.
Mas como isso pode acontecer?
É simples, o dono do terreno que em grande parte não tem conhecimento do assunto, na hora da contratação de um calculista de estrutura, fecha com ele também a fundação do terreno. E percebemos que uma parte considerável dos calculistas, quando fazem esse projeto de fundação, colocam a quantidade de estacas, o diâmetro, mas não colocam a profundidade, o que é um ponto primordial. A justificativa de alguns calculistas é de que, a empresa executora de estaca sabe na hora da execução do serviço quando é encontrado o “solo firme”, que assim pode para parar a estaca.
Agora vamos observar alguns pontos importantes:
1º – O “SOLO FIRME” pode ser o limite da máquina, e não necessariamente o que sua estrutura precise que o solo aguente.
2º – Às vezes você pode fazer uma estaca mais profunda do que era necessário.
Como prevenimos esse risco?
Fazendo um projeto de fundação com quem realmente entende de solo.
Prevenir, significa evitar gastos futuros que poderiam ser evitados. Um Engenheiro Geotécnico estuda anos e anos para entender como funciona o solo, dessa forma, consegue indicar o serviço correto de forma que você economiza por não ter que refazer serviços após algum tempo.
Repetimos, não é gasto a mais, e sim gasto CORRETO, pois um Engenheiro Geotécnico consegue te ajudar a economizar na sua fundação, o que consequentemente você economiza com concreto e com aço, e isso já paga o “custo” a mais de um projeto com um especialista. Pense nisso!
Social Links