AUTOR
Anderson de Almeida
O conhecimento das condições do subsolo de um terreno para a construção de uma edificação é fundamental para a elaboração de um projeto de fundação viável, econômico e principalmente seguro.
A sondagem à percussão é o primeiro ensaio que deve ser realizado no terreno e representa apenas de 0,2% a 0,5% do custo total de obras convencionais.
A quantidade de furos de sondagens e sua localização em um terreno depende do tipo de estrutura, de suas características e das condições geotécnicas do subsolo. O número de sondagens deve ser suficiente para fornecer um quadro, o melhor possível da provável variação das camadas do subsolo do local em estudo. Para isso, tem uma norma que orienta fazer a programação de quantidade de furos de sondagem variando pelo m² – ABNT- NBR 8036/83 – Programação de Sondagens de Simples Reconhecimento dos Solos para Fundações de Edifícios.
Abaixo apresentamos a tabela indicativa do número mínimo de sondagens a ser realizada em um terreno para construção, de acordo com a Norma citada acima:

Com relação a profundidade de cada ponto de sondagem, esta dependerá da carga que será aplicada e da resistência que o solo apresentar. Há solos que apresentar resistência considerável já nos primeiros metros, outros somente apresentam resistência a altas profundidades.
Como diferencial a Sondarello Engenharia, mantém contato constante com a equipe de campo e o cliente, comunicando sempre a resistência que o seu terreno apresenta, fazendo com que junto ao cliente definem a melhor profundidade para paralisar o ensaio, não gerando um alto custo sem que o cliente aprove isso.
Social Links