AUTOR

Imagem do Autor

fabianasondarello

Imagem do post

Quando se fala no Profissional de Engenheira Civil sempre se pensa em construção de Prédios e Grandes Obras envolvendo grandes volumes de concreto. Mas a Engenharia Civil não é apenas construção de prédios; ela abrange um número maior de seguimentos como: pavimentação e transporte, saneamento, a própria construção, estruturas, geotecnia e etc.

Pavimentação e transporte, saneamento, construção civil e estruturas são áreas bem conhecidas, já que todos podem vê-las e em alguns casos admirá-las, apesar de poucos relacioná-la com o Engenheiro Civil. Já a Geotecnia é uma área pouco conhecida, pois trabalha com um elemento que ninguém “vê”, a menos que ocorra alguma grande tragédia: “O SOLO”.

O solo é o local sobre o qual todas as construções se apoiam. Por ser um elemento da natureza, seu comportamento deve ser estudado e analisado caso a caso; e é isso o que o Engenheiro Geotécnico faz, ele estuda a influência direta e/ou indireta das obras humanas sobre os solos.

A primeira atitude do Engenheiro Geotécnico é realizar uma programação de investigação. Nela constará os tipos de ensaios a serem realizados, a quantidade e a localização onde devem ser feitos (o que varia de acordo com cada obra e sua complexidade).

O primeiro ensaio (e mais básico) que é solicitado é a Sondagem à Percussão, onde através dela será possível verificar o tipo de solo da região e ter uma ideia de resistência. Mas dependendo do resultado da Sondagem e do tipo de obra que irá realizar, existem outros ensaios que se possa fazer para obter mais “parâmetros” do solo para ajudar no projeto. Ensaios como por exemplo: Umidade Natural do Solo, Peso Específico do Solo, Granulometria, Limite de Liquidez e Limite de Plasticidade, entre outros.

Esses ensaios só são compreendidos por profissional que estuda profundamente o solo, o que chamamos de ENGENHEIRO GEOTÉCNICO. As investigações geotécnicas adequadas é o modo que o custo de cada projeto seja otimizado em sua execução, pois com elas os parâmetros do solo são realmente do solo que você está executando. Se não há investigação, esse parâmetro é estimado através de bibliografia ou projetos anteriores da região, levando ao projetista considerar a favor da segurança o seu projeto.

Em obras de Grande Porte (por exemplo Pontes, túneis, metrô, barragem, etc.) podemos observar que há um investimento nas investigações geotécnicas, afim de encontrar os melhores resultados para a solução pretendida. Já em obras de médio e pequeno porte, e até obras residências para pessoas físicas, eles vão atrás de menor custo, querendo contratar somente a sondagem (que se tornou popular) para que o projeto seja realizado.

A falta de um Engenheiro Civil Geotécnico em uma obra acaba gerando problemas tais como: recalques nas construções, superdimensionamento das fundações, inexiquidade do tipo de fundação com o solo.

Quando não há a contratação de um Geotécnico, os projetos de fundações, quando existentes, apresentam muitas deficiências, tais como, falta de memória de cálculo, falta de detalhamento das fundações, apresentação de projetos com estacas de diâmetro que não são comerciais, falta da apresentação do tipo, diâmetro e profundidade da estaca, entre outros.

O período de chuva é a época que mais trabalhamos por conta dos deslizamentos que ocorrem. O Engenheiro Geotécnico não é um profissional só para Projetos de Fundações. Eles trabalham com tudo que envolve o SOLO, como Barragens, Estabilizações de Taludes, Corte/Aterro, Terraplanagem, Muros de Contenções (Murro de Arrimo, Gabião, etc), problemas com Recalques, etc.

O Engenheiro Civil Geotécnico é aquele que vai ajudar resolver qualquer obra que envolva o SOLO ou qualquer problema que você estiver tendo com o SOLO, sempre agindo com as melhores práticas da Engenharia, sempre indicando o melhor e mais barato solução para seu problema.

Hoje em dia é muito comum as pessoas fecharem o Projeto de Estrutura e o de Fundação juntos. Não tem problema, só avaliem se o profissional especializado em Estrutura também é um profissional especializado em Fundações, pois com a Internet hoje em dia disponibilizando muitos softwares para realizar os cálculos, não quer dizer que a pessoa sabe o que está introduzindo nos programas e pode sair um resultado falseado e/ou errado.

“Os grandes riscos envolvidos com obras de engenharia estão associados a problemas com o subsolo. Os problemas estão associados às incertezas que são resultados da ação da natureza e do homem. Isto pode prejudicar substancialmente o projeto e o meio ambiente se o subsolo não é adequadamente conhecido (Becker, 2001)”.

09/08/2019
2:01 pm

Posts Sondarello

Obra no Jabaquara, SP/SP.

Para quem tem dúvida se Estaca Strauss dá bixeira, segue as fotos da minha visita de hoje. Praticamente 0%. Essas estacas foram deixadas no nível...

LEIA MAIS

Data de Postagem: 02/10/2018

Estaca Strauss em Sumaré

Execução de Estaca Strauss para implantação de novo mezanino em Sumaré SP/SP....

LEIA MAIS

Data de Postagem: 02/04/2018

Fizemos em Água Rasa/SP 53 estacas Strauss

...

LEIA MAIS

Data de Postagem: 15/03/2018

Social Links